Idoso de 63 anos é preso por injúria racial suspeito de xingar jovem negra em terminal de Curitiba
Em nota enviada à Banda B, a Polícia Civil confirmou que está investigando o caso
Um idoso de 63 anos foi preso em flagrante pelo crime de injúria racial cometido contra uma jovem negra de 25 anos, em Curitiba, no último domingo (24). À Banda B, Jw curitiba a Polícia Civil confirmou que investiga o caso que aconteceu no Terminal do Sítio Cercado.
O caso foi divulgado pelo Jornal Plural nesta quarta-feira (27). De acordo com a reportagem, a jovem estava em um banco de um ônibus, quando foi abordada pelo idoso que pediu para sentar no lugar.
A jovem, porém, teria dito ao homem para esperar um pouco, visto que estaria com dificuldades para se locomover dentro do transporte público devido a um dedo quebrado. Neste momento, a injúria racial teria acontecido.
Após os fatos, a vítima solicitou apoio da Guarda Municipal, que conduziu os envolvidos à Central de Flagrantes da PCPR. O homem foi autuado em flagrante.Polícia Civil.
Um passageiro do ônibus presenciou a situação e também foi à delegacia como testemunha para contar o que viu.
Casos de racismo e injúria racial registrados pelo Disque 100 em 2024
Reportagem da Agência Brasil revelou que o Disque 100 recebeu mais de 3,4 mil denúncias que abrangem mais de 5,2 mil violações de cunho racial de janeiro ao início de novembro deste ano.
Em 2023, o Disque 100 registrou 3,1 mil denúncias de racismo e injúria racial e 4,6 mil violações. Já em 2022, o serviço foi menos acionado, com 1,8 mil denúncias e 2,3 mil violações, seguidas por 1,4 mil denúncias e 1,4 mil violações em 2021.
Ressalta-se que em uma única denúncia pode conter uma ou mais violações.
Disque 100
Totalmente gratuito e anônimo, o Disque Direitos Humanos também recebe denúncias de violações de direitos humanos por meio do WhatsApp (61) 99611-0100; Telegram (digitar “direitoshumanosbrasil” na busca do aplicativo; página da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, no site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Em todas as plataformas as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que a pessoa denunciante possa acompanhar o andamento da denúncia diretamente com o Disque 100.
Comentários (0)
Comentários do Facebook